A placa preta é uma identificação visual exclusiva para veículos de coleção acima de 30 anos. Os veículos que a possuem tem maior valor histórico e financeiro e os que tiverem o selo ouro fornecido pelo Automóvel Clube do Brasil podem participar de concursos de elegância e originalidade no Brasil e no exterior.
Foi criada após o novo Código Brasileiro de Trânsito de 23/09/1997 (Lei 9.503) entrar em vigor. Com as novas regras de segurança, os veículos antigos necessitariam passar por modificações e adaptações que descaracterizariam sua originalidade, além da dificuldade na instalação em alguns modelos, como o cinto de segurança de três pontos, encosto de cabeça, espelho retrovisor lateral, Break Light entre outros itens que se tornaram obrigatórios segundo a legislação.
Para o veículo receber a placa preta, precisa ser avaliado e aprovado por uma entidade certificadora credenciada pelo DENATRAN, somos pela Portaria nº 209 do DENATRAN. Estamos aptos para examinar os itens obrigatórios e a segurança de veículos antigos de qualquer marca ou modelo, nacionais ou estrangeiros, tanto para a obtenção e manutenção da placa preta, quanto para regularizar a importação de veículos com mais de trinta anos.
Uma das razões para colecionadores e admiradores desejarem a placa preta é a valorização que ela proporciona. Ela também livra o veículo de inspeções veiculares de emissão de gazes (que serão obrigatórias para todos os veículos nos próximos anos em todo o país) e em caso de acidente com perda total o veículo terá a avaliação de veículo antigo de coleção e não de carro velho, podendo ser apresentado a nossa avaliação do valor real em caso de necessidade judicial.
Certificação de Veículo Antigo de Coleção
É o certificado que autoriza a alteração do documento no campo Espécie/Tipo – Passageiro/Automóvel para COL/Automóvel, ou seja, Veículo de Coleção. O certificado é um documento oficial que tem validade de 05 (cinco) anos e a renovação se dá através de uma nova vistoria. Para obtê-lo o proprietário do veículo deve ser associado a um clube certificador, permitindo que seu veículo integre a uma coleção. Caso o veículo seja vendido, o novo proprietário deverá filiar-se a um clube certificador para validar o certificado.
Primeiro o veículo precisa obter a certificação de veículo antigo de coleção através de um clube certificador, seguindo os critérios da legislação, Resoluções 56 e 127 do CONTRAN
Ter sido fabricado a mais de 30 (trinta) anos (critério objetivo).
Preservar as características originais de fabricação (critério subjetivo). *
* O Automóvel Clube entende o termo “características originais” como um critério subjetivo, ou seja, não existe a possibilidade de regulamentar, ou até mesmo criar uma tabela oficial de porcentagem, dada a diversidade de marcas e modelos nacionais e/ou importados de veículos antigos a serem regularizados.
Pertencer a uma coleção (através de um clube certificador)
Em posse do Certificado de Originalidade o proprietário deverá providenciar junto a um despachante ou diretamente no DETRAN/CIRETRAN da sua cidade a obtenção da Placa Preta.